Você merece isto?
Se eu lhe perguntasse sobre algo que aconteceu com você e que não merecia que tivesse acontecido, possivelmente pensaria em coisas que geraram experiências ruins, como a traição de alguém, uma demissão injusta ou algo nessa direção, mas também poderia pensar sobre a sorte de ter nascido em uma família com algum recurso e sobre ter coisas que não dependeram de seu esforço. A diferença entre uma resposta e outra pode definir o seu nível de gratidão, ou até a sua prática desse importante superpoder.
Gratidão como filosofia Para mim, é o ponto de partida da jornada de cada dia. Antes de fazer qualquer coisa, agradeço a noite que pude ter e o dia que terei pela frente. Esse hábito foi responsável por uma mudança significativa na minha vida. Foi uma escolha pela felicidade e pela positividade em uma época bastante difícil para mim. A gratidão é mais fácil quando tudo corre bem, mas é muito mais essencial quando estamos passando por momentos difíceis. Além da força que nos dá para enfrentá-los, a gratidão é a chave que abre as portas das oportunidades que surgirão a partir dos processos e mudanças pelo caminho. A gratidão também chega logo após passarmos por momentos difíceis. Me lembro bem dessa sensação ao sair do hospital depois de um susto ocasionado por um aneurisma cerebral. Entre outras coisas, a gratidão de respirar, enxergar, saborear, tomar um simples banho e principalmente estar com as pessoas que amo, percebendo que poderia ter perdido tudo me fez nascer de novo, com outro olhar para a vida e para mim mesmo. Realmente somos ricos em muitos sentidos, mas muitas vezes nos sentimos pobres, pensando sempre naquilo que nos falta (e sempre faltará). Mas temos muito o que comemorar e agradecer.
A Gratidão nos desafios e conquistas
A busca por conquistas é valiosa e saudável, desde que tenhamos consciência do que realmente importa na vida. A gratidão é um bom olhar para o que somos e temos e também um olhar para aquilo que podemos vir a ser e ter. Os desafios precisam estar presentes. Se eles existem nas nossas vidas é porque estamos vivos, aqui e agora. E esse é o maior motivo para agradecermos. Existem desafios que escolhemos e outros que acontecem sem que esperássemos. Para o primeiro caso, tudo é mais simples pois costumam ser consequências de escolhas e opções que fazemos. Os desafios que chegam independentes de nossas escolhas e muitas vezes com dor são mais difíceis de serem compreendidos e superados. Nos exigirão autoconhecimento e deixarão um legado de muito valor. Nessa trajetória do autoconhecimento, percebemos o valor daquilo que somos e temos. Não precisamos ser melhores do que ninguém. Só precisamos evoluir no nosso próprio caminho.
Gratidão é saúde
Em relação à saúde e bem-estar, a gratidão oferece uma sensação de bem-estar imediata, porque liberamos dopamina, um neurotransmissor também conhecido como um dos hormônios da felicidade, provocando prazer, satisfação e motivação. Isso cria um ciclo positivo de queremos mais, o que nos leva a sermos mais gratos e produtivos. O Dr. P Murali, chefe da Divisão de Psicologia Biológica do Duke University Center diz que se a gratidão fosse um produto, seria o produto mais vendido no mundo com indicação para todos os principais órgãos humanos. Além da gratidão ser associada a melhor saúde mental e física, produz melhores relacionamentos, um sentido de realização pessoal e culturas mais fortes e felizes nas organizações. E o mais interessante é que a gratidão pode e deve ser praticada e desenvolvida nas pessoas e nas empresas.
Gratidão é estratégia
Além de criar um ciclo positivo em nossa maneira de ser, de enxergar o mundo e na própria saúde e bem-estar, a gratidão também é contagiante entre as pessoas. Experimente colocar sua equipe (se é um líder) ou sua família em um círculo e pedir para cada pessoa agradecer a outra por alguma coisa que tenha sido feita? Você verá que ao estimular que a gratidão flua pelo grupo, outras coisas fluirão também, como motivação, espírito de equipe e confiança. No momento em que você demonstra gratidão por algo a alguém, a pessoa recebe uma carga de dopamina e reforçará esse comportamento nas suas próximas relações. Por melhor que seja, qualquer estratégia esbarra na cultura de uma organização. A cultura é a coisa mais importante porque será sempre decisiva em relação às práticas e comportamentos. Empresas com a gratidão como elemento verdadeiro dentro de sua cultura são mais produtivas, harmônicas, felizes e eficientes.
Gratidão na liderança
Nenhuma cultura é implementada sem o exemplo de seus líderes. Perceba se você está praticando a gratidão com suas equipes e não me refiro a algo institucional, mas algo verdadeiramente humano, como parar, olhar nos olhos e agradecer ao seu colaborador por ter se esforçado para fazer algo valioso dentro da sua proposta de valor. Não me refiro a bônus e outras práticas que estão na área das recompensas, mas a realmente sentir e expressar gratidão pelas pessoas que estão ao seu lado.
Gratidão quando portas se fecharem.
Você conhece a história de Brian Acton? Brian trabalhava há 11 anos no Yahoo, quando se candidatou a um emprego no Twiter e apesar de ser muito bom, foi rejeitado. Ao receber a notícia, escreveu nas redes sociais: “Fui rejeitado pela administração do Twiter mas não faz mal. Teria sido um longo percurso de ida e volta.” Logo depois de candidatou ao Facebook e novamente foi rejeitado. Escreveu novamente: “Seria uma ótima oportunidade para me relacionar com pessoas fantásticas. Ansioso pela próxima aventura” Depois de ter sido rejeitado, iniciou o desenvolvimento de um aplicativo no seu tempo livre. 5 anos depois, vendeu esse aplicativo, o WhatsApp para o Facebook por 19 bilhões de dólares. O que teria acontecido se Brian fosse contratado por uma das empresas antes de desenvolver o WhatsApp? Talvez, você esteja sendo rejeitado nesse momento ou tenha saído de um emprego recentemente. Nenhuma das duas experiências é fácil de viver, mas podemos escolher ter gratidão e seguir em frente, valorizando o tempo e aprendizado ou a oportunidade de ter ao menos tentado. Quem sabe, há algo maior lhe esperando, mas só vai perceber se mantiver os olhos abertos e a mente positiva para continuar construindo. Se você se sente mal com o passado, agradeça a experiência que de alguma forma pôde fazer você ser melhor agora. Agradeça por ser você, pela sua companhia, pelas pessoas, pelos erros que lhe permitiram enxergar melhor. Nós temos o poder da escolha e podemos escolher a gratidão como um sentimento individual a ser vivido a todo instante e também a ela como um superpoder que deve fazer parte da cultura da empresa, da forma como trabalhamos com as equipes, atendemos nossos clientes e nos relacionamos com nossos stakeholders. Temos muitas coisas para agradecer todos os dias e eu agradeço a você pela sua atenção e pela sua leitura. Espero que meu sentimento de gratidão pela vida e pela oportunidade de aprender e compartilhar ideias e conhecimentos possa ter sido representada nesse texto e que tenha feito bem a você hoje. Se isso aconteceu, peço que compartilhe com pessoas a quem você tem gratidão e pessoas que precisam perceber o valor dela. Que o seu dia e sua vida sejam expressões de gratidão através de suas atitudes, palavras e intenções. Até a próxima…