Sucesso é alcançar objetivos. Quais seriam então os objetivos que você precisa ter na sua empresa, quando o assunto é financeiro?
Definindo sucesso financeiro.
Sucesso é uma palavra que precisa ser customizada. Não pode ser determinada pelo poder aquisitivo ou status social. Mas sim, pela conquista dos objetivos traçados.
Sucesso financeiro, dentro do universo empresarial é justamente alcançar os objetivos projetados. Para isso, primeiro é necessário ter objetivos e isso não quer dizer intenções ou números macros. Quer dizer uma visão clara onde se quer chegar. Essa atividade precisa ser bem executada por uma liderança estratégica financeira. E essa liderança precisa ser exercida por algum sócio (qualificado), algum executivo que tenha esse papel ou alguma empresa especializada, como nós da V8W ou outras semelhantes.
Esse sucesso financeiro precisa ter objetivos em 3 frentes
1) Lucratividade
Competência em gerar valor (receitas) através produtos, serviços e experiências, consumindo recursos (despesas) de tal maneira que a recompensa que o mercado paga por esse conjunto seja superior ao custo dos recursos consumidos.
Note que a definição que optamos em utilizar vai além da “caixa” de números e passa por estratégia, processos, comunicação, logística e muitos mais aspectos intrínsecos no texto acima.
O financeiro deve ser uma lente para enxergar a empresa e não um departamento separado ou uma área consequentemente e muitas vezes mandatária.
2) Liquidez
Competência em transformar o fluxo proveniente da troca com mercado e o consumo dos recursos em ativos circulantes superiores aos passivos circulantes. Em outras palavras, capacidade de pagamento. Isso vem tanto da margem, apontada acima na lucratividade, quanto nos prazos de contas a pagar e a receber, além da necessidade ou não que o modelo de negócio impõe sobre reinvestimentos.
Observe que a relação do item 1 é importante(margem), a cadeia de abastecimento e poder de mercado( fluxo a pagar e a receber) e o modelo ( necessidade de capital de giro) também. Tudo está interligado!
3) Escala
Competência em multiplicar o resultado à partir de aumento de capital e aumento de receita.
Aumentar o capital investido aumenta a receita ? Em que proporção ? Aumentar a receita, aumenta o lucro ? Em que proporção ?
Nesse caso, aumento do ticket médio , diminuição da frequência de compra e aumento da fidelidade a longo prazo (retenção), todos indicadores do marketing fazem considerável diferença, inclusive no quanto o negócio vale hoje e a previsão de quanto valerá no futuro.
Para mim, é muito triste ver excelentes ideias com investimentos provenientes de economias de vidas inteiras sendo destruídos pela falta de gestão estratégico financeira.
Ter um modelo de negócio que entregue lucratividade, liquidez e possibilidades de escala é exemplo de sucesso estratégico financeiro, que nunca é totalmente efetivo. Por isso, o devido acompanhamento dos indicadores e incremento de inteligência de dados precisa estar presente de forma contínua.
Existem outras questões como práticas colaborativas, projeções, aprendizado com testes e tantas outras ferramentas a serviço de uma boa gestão estratégica que poderei discorrer em outros conteúdos.
Por enquanto, gostaria de perguntar a você, empresário e mesmo profissional, como está a sua gestão estratégica financeira? Para responder, pense no seu lucro, na sua liquidez e na sua escala. Se não souber ao certo, como estão, você precisa ir para o passo 1 que é implementar uma estrutura de inteligência. Se souber, mas não estiver atingindo os objetivos necessários e esperados, precisa ir para o passo 2 que é aprimorar os indicadores. E se tiver um modelo que esteja entregando bons resultados de lucro e liquidez, mas ainda não tenha encontrado a alavancagem para escalar, precisa ir para o passo 3 que é construir futuros através de design estratégico.
Que tal responder a esse artigo com suas dúvidas ou entrar em contato conosco para entender melhor sobre a gestão estratégica financeira?